Suas finanças são diferentes

mc-consultoria_separar-pessoal-do-profissional_blog

Suas finanças são diferentes

A migração das atividades de um Médico para se tornar um gestor e administrador implica em um acréscimo de responsabilidades que, às vezes, podem se confundir com a própria atividade médica. Entre essas confusões, existe a tendência de utilizar recursos gerados pela atividade médica, seja como autônomo ou possuindo sua própria Clínica ou Consultório, com suas finanças pessoais. Isso não deve acontecer.

Nem sempre o que pode ser usado deve ser usado. Explicamos. Nossos rendimentos pessoais tendem a ser encarados um fluxo intermitente: gastamos o que queremos com aquilo que podemos. Isso, claro, envolve a manutenção de coisas do lar ou mesmo investimento em lazer. Ou seja, coisas que não possuem retorno. São estritamente gastos. E, por isso, essas finanças pessoais devem ser distintas das profissionais.

Devemos sempre manter em mente que aquilo que gastamos para manter nossa Clínica ou Consultório funcionando não é um custo, mas sim um investimento. São os valores necessários não apenas para cobrir os valores de contas, impostos, insumos e colaboradores, mas também para garantir os investimentos necessários para expandir o seu negócio e consolidar o seu futuro no mercado.

Entretanto, a diferenciação das finanças pessoais não se refere apenas ao lar e ao lazer, mas também à administração de valores que distinguem a pessoa física do Médico da pessoa jurídica. No caso das tributações do imposto de renda, é desnecessário dizer que o cálculo desses números é sempre mais gentil com a pessoa física, ou seja, mais um incentivo para distinguir essas finanças.

Mas há outras circunstâncias em que essa distinção precisa ser feita. Como profissional autônomo ou proprietário de Clínica, todo o processo de previdência privada se torna independente. E, para garantir que o momento de recolher seus direitos após o período de contribuição, é preciso organizar as finanças desde o início.

Caso o Médico também decida contratar um seguro, saber o posicionamento das finanças também é importante, pois trata-se de um profissional que pertence a uma categoria profissional bastante particular, que possui um grupo de normas e regulamentos específicos. Portanto, também requisita informações específicas, que se fazem mais acessíveis quando as finanças pessoais e profissionais são discriminadas.

Ser um gestor e administrador das suas finanças pode ser um grande acréscimo nas atribuições de um Médico. Para que esse trabalho de administração financeira seja feito com êxito, não deixando margem alguma para erro, o ideal é contar com uma consultoria profissional.

A MC Consultoria tem anos de experiência no campo de orientação e planejamento financeiro para os profissionais do mercado de saúde. Precisa de ajuda para organizar seu dinheiro pessoal e profissional? Entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar.