Treinamento de Equipes de Atendimento e Vendas

treinamento atendimento vendas

Profissionais de atendimento devem ser cordiais e capacitados para resolver problemas.

Para uma clínica médica ter sucesso, existem fatores que vão muito além da boa gestão e processos bem elaborados. Por exemplo, as secretárias e recepcionistas que estão à frente do atendimento aos pacientes e, muitas vezes, também em contato direto com fornecedores e outros profissionais da saúde.

 

Isso porque a postura profissional, a cordialidade e a capacidade de resolver problemas de forma calma e imediata representam habilidades que precisam ser desenvolvidas. Desse modo, tornam a experiência do paciente ainda melhor.

 

Afinal, as secretárias são o primeiro contato do paciente com a sua clínica!

 

E não é só isso. A secretária ou recepcionista também podem, de fato, ajudar na gestão da clínica. Algumas tarefas simples como, por exemplo, organização dos documentos, lançamento de dados financeiros e controle de estoque podem ser feitas por essa profissional com o treinamento adequado.

 

Isso alivia a carga administrativa e burocrática do médico para que ele possa executar outras tarefas mais estratégicas e o atendimento aos pacientes.

 

Por isso, invista em treinamento para recepcionistas e secretárias!

 

Consideramos que os seguintes aspectos precisem ser trabalhados na sua equipe para que você tenha verdadeiros aliados dentro da sua clínica:

Aumentar a capacidade de resolução de problemas

 

Resolver problemas com calma, inteligência e rapidez é, sem dúvida, uma habilidade que pode ser desenvolvida com métodos simples.

 

Primeiro passo: a recepcionista ou secretária precisa conhecer bem o perfil dos pacientes, fornecedores, médicos, bem como outros agentes interativos da clínica.

 

Segundo passo: explique detalhadamente os processos e atividades executadas no consultório. Agendamento de consultas e exames, formas de contatar o paciente, datas de compras, recebimentos e pagamentos de contas, sistema de gestão utilizado, entre outros fatores que fazem parte do dia a dia do consultório.

 

Terceiro passo: trabalhe o lado comportamental do profissional. Assim, determine uma postura mais prestativa e com atenção aos problemas discutidos. Sem perder o controle emocional diante dessas situações será possível tomar decisões mais simples e conscientes.

 

Para esse último passo, entretanto, o ideal é simular situações com os problemas mais comuns da clínica para treinar, assim como adequar o comportamento do profissional.

 

Além disso, é importante lembrar que, quanto mais conhecimento o profissional tiver sobre a clínica, maior será a sua capacidade de tomar decisões rápidas e tranquilas. Isso porque saberá os meios que tem disponíveis para a resolução dos problemas.

Estabelecer um padrão de atendimento na clínica

 

Levando em consideração que a recepcionista ou secretária ficará na linha de frente do atendimento, ela representará a imagem da clínica. Por isso, a responsabilidade será grande.

 

Qualquer deslize comportamental pode colocar em risco todo o trabalho feito para fidelizar os pacientes.

Busca incessante por eficiência no atendimento

 

A eficiência no atendimento em clínicas passa pela pontualidade no atendimento, bem como pelo acesso facilitado aos recursos em geral.

 

Dessa forma, pode-se enumerar diversos motivos pelos quais essa ineficiência ocorre:

 

  • Alta rotatividade de equipe
  • Congestionamento de ligações
  • Alto nível de stress dos funcionários
  • Baixa taxa de satisfação do paciente

 

Assim, consideramos ações essenciais, todas baseadas no uso de tecnologia, nesta busca da eficiência:

 

  • Entender o paciente acessando todo o histórico de atendimento;
  • Agendamento online de consultas e exames;
  • Confirmação automática de consultas e exames;

 

Preencha o formulário ao lado e esclareça todas as suas dúvidas sobre nossos serviços de treinamento de atendimento e vendas para a sua equipe.

    Entre em Contato Conosco Agora Mesmo