Remuneração por performance x Performance fee for service

facebook

Remuneração por performance x Performance fee for service

No mercado médico nacional, o modelo de remuneração que ainda prevalece é o pagamento por serviço. Mas você, médico, sabe se esse é realmente o melhor modelo para sua Clínica ou Consultório?

A grande tentação nesse debate continua sendo o fato de que o pagamento por serviço ainda constitui o modelo mais bem detalhado de remuneração, já que é baseado em uma tabela de valores pré-definidos, facilitando o cálculo e trazendo estabilidade tanto para o médico quanto para a operadora de saúde responsável pelo pagamento.

No entanto, muitos argumentam que esse modelo, nascido na década de 1930, se tornou obsoleto, e que é preciso substitui-lo para garantir a estabilidade do setor. Essa crítica surge justamente pelo fato de que é um modelo de cobrança baseado na lógica de produção, que entrega volume e quantidade, mas não necessariamente qualidade. Isso, em muitos casos, acaba significando práticas inconsequentes de custos, onde o serviço prestado ao paciente, que deveria ser sempre o objetivo primário, acaba sendo solapado.

Um “meio-termo” bastante ventilado hoje é o pagamento por performance. Este modelo prioriza a qualidade do atendimento ao paciente, fazendo uma média de custos entre os resultados possíveis de serem entregues aos pacientes e os custos necessários para isso. É uma forma de dividir as responsabilidades com as operadoras de saúde e os prestadores de serviço, diminuindo os encargos sobre o elo mais fraco: O paciente.

Nesse caso, no modelo de remuneração por performance, quanto maior for a qualidade e menor o custo para prestar o serviço com essa qualidade, melhor vai ser o resultado final do serviço entregue ao paciente. Trata-se do principal valor desse pagamento, e induz tanto o prestador de serviço quanto a operadora de saúde a buscar mais eficiência.

Dessa forma, parece claro que o modelo de remuneração por performance é muito melhor do que o modelo por serviços, certo?
Em tese, sim. No entanto, toda mudança drástica implica em limitações práticas – sendo um modelo amplamente disseminado no país, realizar essa transição pode implicar em custos que muitos não estão dispostos a arcar. Mas isso não deveria desestimulá-los. Muitos especialistas concordam que o modelo de remuneração por performance, dada sua sustentabilidade financeira, é o futuro do setor. Então, como entender esse processo e mediar isso neste momento?

Simples: Com a consultoria financeira correta. Esse é o trabalho que a MC Consultoria faz por você. Com uma equipe de especialistas altamente qualificada, nós estamos prontos para analisar os modelos financeiros da sua empresa e buscar as melhores práticas, sempre mirando a estabilidade e desenvolvimento do seu negócio.

Entre em contato conosco!