Relacionando-se com o Marketing: A importância do Marketing Digital

facebook

Relacionando-se com o Marketing: A importância do Marketing Digital

Você já ouviu falar de Marketing de Relacionamento? Para qualquer um que lida diretamente com o público, como os médicos autônomos ou os que possuem sua própria Clínica ou Consultório, é um conceito essencial. O Marketing de Relacionamento é uma das ideias mais sofisticadas que existem hoje para não apenas atrair e fidelizar novos clientes.

Antes de mais nada, é preciso entender e manter em mente que, enquanto sua Clínica for considerada uma empresa, você deve levar em consideração que enfrenta uma concorrência. Não apenas outros profissionais que já estão no mercado, mas os que chegam a cada ano.

Isso significa que você precisa encontrar um diferencial em relação a eles. Uma maneira de se comunicar com seus potenciais clientes e demonstrar que você é bom e tem conhecimento do que faz, sendo, subsequentemente, uma boa escolha para eles. Ou seja, trata-se de criar uma aproximação positiva dos seus clientes com a sua empresa.

A ideia do Marketing de Relacionamento é sempre criar uma relação onde seus clientes busquem e retornem aos seus serviços como uma maneira de solucionar suas dores – o que, no caso de um médico, pode até mesmo ser uma afirmação literal. E para criar essa relação, é preciso explicitar aos seus potenciais clientes o seu domínio sobre aquilo que você oferece. Mas isso não é feito de maneira aleatória.

É aqui que entra o trabalho do Marketing Digital e do Inbound Marketing. Dentro desses setores, existe um modelo chamado Funil de Vendas que, grosso modo, funciona da seguinte forma:

  • Topo de funil: O aprendizado e descoberta. Aqui, os visitantes se dão conta de que tem uma necessidade que precisa ser resolvida. Por isso, é preciso orientá-lo através de conteúdos relevantes e interessantes, conceitual e visualmente, acessados através de formulários. Com esses dados, é possível alcançá-los.
  • Meio de funil: Reconhecer o problema e a considerar a solução. Aqui, os leads, como chamam-se os clientes potenciais, buscam resolver suas necessidades, ainda que não saibam bem como fazer isso. Sua função é ajudá-los com dicas e técnicas, mas sem induzir uma venda que eles sintam ou pareça forçada.
  • Fundo do funil: A decisão de compra. Aqui, os leads se tornam oportunidades, onde podem ser abordados pela equipe de venda, que buscam oferecer soluções para seus problemas. Como você criou um status de confiança e agora é uma referência no assunto para seu cliente, você deve mostrar que é o profissional ideal para solucionar as dores dele.

Todo esse conteúdo e essa aproximação podem ser feitas através de inúmeras ferramentas digitais disponíveis, como as redes sociais e o e-mail marketing, que são acessados sempre com a conivência do cliente.

Ou seja, eles nunca se sentirão invadidos ou forçados a lidar com sua empresa. No caso dos médicos, isso é particularmente importante, pois o CFM institui regras bastante rigorosas para o Marketing Médico, que precisam ser sempre observadas.

E para não cometer nenhum equívoco, sua melhor decisão é por uma consultoria profissional. Entre em contato com a MC Consultoria e agende sua reunião para saber como podemos ajudar sua Clínica ou Consultório em seu planejamento de Marketing.