Planejamento tributário

facebook

Planejamento tributário

Abrir sua Clínica ou Consultório não é um bicho de sete cabeças. Com o investimento – e a motivação – corretos, é possível dar início ao sonho de ter um local para exercer a sua visão e seus valores da medicina. O fluxo burocrático também não muda tanto assim: Posicionando sua empresa da maneira correta dentro dos meandros legais, sua Clínica ou Consultório logo vai estar pronta para funcionar.

A única diferença específica para esse tipo de iniciativa é a necessidade de um responsável técnico qualificado e na natureza jurídica proposta para a abertura e funcionamento da Clínica. Isso porque a prática médica envolve uma série de necessidades e cuidados específicos, o que faz com que sua legislação seja particularmente mais rigorosa do que a legislação para outras formas de comércio.

No caso, esse profissional técnico é normalmente representado pela figura de um diretor clínico devidamente credenciado pelo Conselho Regional de Medicina. Já a natureza jurídica depende das atividades exercidas e das intenções específicas do Médico (ou Sociedade) que está empreendendo.

Dessa forma, pode-se optar por:

  • Sociedade Simples Pura(Entre médicos com responsabilidade ilimitada);
  • Sociedade Simples LTDA(Sociedade entre médicos com responsabilidades limitados ao capital);
  • Sociedade Empresarial LTDA(Entre médicos e profissionais de outras atividades);
  • EIRELI(Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

A partir dessa escolha, o contrato social estabelecido desta empresa precisa ser validade pelo Conselho Regional de Medicina, onde devem ficar absolutamente claros todos os tipos de vínculo que cada um dos médicos que compõem o corpo clínico da empresa possui com ela.

Ao escolher o modelo do empreendimento, deve-se estabelecer também o modelo de regime tributário, tendo como opções o Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Todos eles possuem suas próprias especificidades, o que acarreta em enquadramentos de taxas e impostos distintos.

Por esses motivos, o ideal é contar com uma assessoria contábil, que possa orientar os profissionais médicos no momento da abertura da empresa. A MC Consultoria possui especialistas altamente qualificados nos meandros tributários e legais de abertura de empresas para médicos.

Entre em contato com a MC Consultoria e saiba mais sobre o assunto.