
19 out Planejamento tributário para a sua clínica
Um bom planejamento tributário é essencial para a administração financeira de uma Clínica ou Consultório. Afinal, apesar de ser um empreendedor, o Médico trabalha com um setor que possui diversas legislações, características e necessidades específicas. Adequar-se a elas não é apenas uma questão de funcionalidade, mas também de economia: Quando se entende como a tributação do setor funciona, é possível economizar dentro dos limites da lei.
Portanto, um planejamento tributário é entender como os impostos impactam sua Clínica ou Consultório, incluindo o de sua Clínica ou Consultório. A primeira escolha desse planejamento está na decisão de permanecer como pessoa física ou atuar como pessoa jurídica. Existem algumas distinções sobre isso. Uma pessoa física emite um recibo por seus serviços, que são registrados em seu livro-caixa, para fins de controle de receitas e despesas.
Dependendo do lucro que será lançado na tabela de imposto de renda, o registro como pessoa física pode isentar o Médico em até 27,5% do valor dos tributos. Ou seja, algo que é bastante vantajoso, dependendo das pretensões e possibilidades do Médico.
A pessoa jurídica depende do tipo de enquadramento de lucro que ela deseja declarar. Existem três tipos distintos de lucro a ser considerado:
- Lucro Real: Similar ao modelo de pessoa física. Costuma ser mais utilizado em estruturas grandes como hospitais, pois demanda mais cuidado e atenção na administração dos dados;
- Lucro Presumido: É um regime tributário simplificado para determinar a base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) para pessoa jurídica. Como o nome indica, o lucro presumido é baseado na presunção do lucro da empresa em determinado período;
- Lucro Simples Nacional: Simples Nacional é um regime tributário facilitado e simplificado para micro e pequenas empresas. Ele permite o recolhimento de vários tributos federais em uma única guia. A alíquota é progressiva, até a receita bruta anual de R$ 4,8 milhões.
As alíquotas irão depender desse enquadramento fiscal, cuja dedução pode variar entre 9% e 18%. Para saber como fazer, você precisa dos profissionais.
A MC Consultoria dispõe de especialistas no setor de tributação médica, prontos para construir ao seu lado um planejamento que privilegie a economia e a saúde financeira do seu negócio.
Entre em contato conosco e faça seu orçamento.