
14 jan Planejamento tributário O que deve ser considerado para as Clínica Médicas
Uma das coisas que mais pesa no orçamento do médico que possui sua própria Clínica ou Consultório é a mesma que pesa no bolso de todos os brasileiros: cobrança de impostos. Exatamente por isso, o planejamento tributário é um dos passos mais importantes no momento de definir quais vão ser os próximos passos no processo de estruturação do local de trabalho do médico.
É um fato que não existem milagres, e os impostos continuam necessariamente sendo parte dos custos de um médico, mas, felizmente, existe a consciência por parte do setor público de que a prestação de serviços médicos é vital para a sociedade como um todo. Por isso, existem brechas legais que tornam a tributação sobre o setor médico mais flexível.
Alguns primeiros aspectos a serem considerados são, obviamente, o quanto entra e o quanto sai. Para todos os efeitos, o mesmo princípio que baseia todos os outros cálculos de impostos se aplica aqui. Faturamento mensal, relação de despesas operacionais e mesmo a estrutura societária – todos esses dados são importantes.
Mas afinal, o que diferencia, do ponto de vista tributário, um estabelecimento médico de outros estabelecimentos comerciais? Como dito, o fato de serviços médicos serem vitais para a sociedade faz com que ele receba diversas concessões. Tanto uma pequena Clínica particular quanto um grande hospital pertencem à mesma categoria – o setor de Serviços – e, por isso, recebem o mesmo tratamento privilegiado em relação à tributação, independente do seu tamanho.
Para Clínicas e Consultórios menores, isso representa uma tremenda vantagem, pois implica em uma grande redução da carga tributária quando comparada a outros negócios do mesmo porte em outros setores. As únicas exigências para se enquadrar nas exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, com regras próprias, e organizados sob a forma de sociedade empresária.
É uma estratégia relativamente comum, que contribui bastante para a saúde financeira de Clínicas e Consultórios. É importante observar que o setor médico apesar de vital também é bastante delicado e movimenta bastante dinheiro, o que significa que a Receita Federal está sempre de olho nas atividades do setor. Portanto, o Médico não pode correr riscos que possam comprometer seu patrimônio ou prejudicar sua Clínica ou Consultório.
Por isso, você precisa de especialistas. A MC Consultoria possui os especialistas mais qualificados para orientar os profissionais médicos em gestão administrativa, planejamento e marketing, sempre dentro das normas do CFM. Entre em contato conosco e agende sua reunião.