Planejamento financeiro: o sucesso passo-a-passo.

face

Planejamento financeiro: o sucesso passo-a-passo.

É um fato que uma Clínica ou Consultório é um reflexo não apenas da visão do seu profissional médico, mas dele mesmo. Se ele não realiza um bom trabalho, o negócio não cresce. Simples assim. No entanto, é preciso se distanciar da visão romântica de que apenas trabalho duro faz prosperar. Não. É preciso mais. É preciso planejamento. E isso incluir desenhar o que se pretende fazer com a principal matéria-prima da sua empresa: dinheiro.

O planejamento financeiro é a chave de ouro da administração. É ele quem garante a saúde e continuidade do seu negócio. E por isso, é preciso ponderação e pensar de forma realista. Apesar de tudo, o planejamento financeiro exige muito mais sabedoria do que conhecimento técnico. Dados simples como saldos de contas, despesas, entradas, etc., identificam que problemas precisam ser estancados e onde é possível realizar bons investimentos antes de fazer a Clínica crescer.

Vendo e prevendo

Por isso, antes de tudo, é preciso fazer uma previsão orçamentária. Com a ajuda de uma boa consultoria contábil, é possível utilizar os dados atuais da empresa para prevenir riscos financeiros e de investimento desnecessários. Com essas informações possível manter as metas realistas, levando em consideração até mesmo fatores externos, como a condição do mercado no qual se está inserido.

Prestar atenção nesse mercado também é algo útil para mensurar o peso dos custos de manutenção da sua empresa, outro passo necessário do planejamento. Gastos, quando não são observados e mantidos sob controle, podem se tornar uma verdadeira armadilha, principalmente para os empreendedores pequenos e/ou iniciantes. Nenhum um único centavo da sua empresa deve ser gasto sem um propósito específico. E, claro, em hipótese alguma misture suas finanças pessoais com as da empresa.

A velha conta

O tópico dos gastos pode ser estendido positivamente, e não apenas restritivamente. Na velha conta “Receita – Custos = Lucro”, o segundo termo costuma ser a variável que determina quanto de dinheiro sobra para, aí sim, reinvestir na sua Clínica ou Consultório. No entanto, outro ponto em que uma consultoria contábil qualificada pode ser útil é no momento de reinvestir esse dinheiro. Novamente, é um trabalho de precisão. É preciso ser realista também em relação ao potencial e ao momento da empresa, para que não se invista mais do que é possível extrair em retorno nesse momento.

E, por último, algo que pode ser mais difícil e relativamente vago, mas que é sempre muito útil: esteja preparado para contingências. Imprevistos acontecem, e a saúde financeira de sua empresa depende de um planejamento sólido o bastante para resistir à imprevistos.

Um planejamento financeiro saudável realista é a espinha dorsal do seu negócio. Entre em contato com a MC Consultoria e agende uma reunião para que possamos ajudar você a desenhar a prosperidade da sua empresa.