Marketing Médico: Necessário, nunca um mal.

facebook

Marketing Médico: Necessário, nunca um mal.

Existe claro, uma idealização em torno da atividade médica. Afinal, é uma profissão nobre que envolve melhorar, ajudar e até mesmo salvar a vida de pessoas. Muito por isso, existe uma resistência por parte de muitas pessoas em aceitar que um médico faça propaganda de si mesmo, de que o Marketing médico é um “mal necessário. Como se estivesse se vendendo.

Bom, de fato, estão. Porque apesar de permanecer sendo uma profissão nobre, a prática médica não consegue pagar as contas apenas com idealismo. E uma verdade inalienável é que, todos os anos, milhares de médicos se formam, e isso necessariamente significa, em termos de mercado, um fluxo de concorrência que pode esvaziar sua Clínica ou Consultório.

Isso é um prejuízo grande: se não souber se destacar, ter seu local de trabalho pode se tornar inviável para o médico. E é para ajudar o médico a destacar seu trabalho e colocar seu trabalho um passo à frente da concorrência que a MC Consultoria oferece seus serviços de Marketing. Seguindo os princípios éticos mais elevados e mais rigorosos, ainda é possível fazer boa propaganda e tornar seu negócio sustentável.

Passo-a-passo do marketing

O primeiro passo para o marketing médico não é diferente de outros: planejamento. Para se destacar no mercado, primeiro é preciso entendê-lo. Uma boa consultoria de marketing é capaz de analisar com precisão quais são as possibilidades que esse mercado realmente oferece e desenhar uma estratégia que valorize o investimento do médico.

Que seja capaz de definir se é o momento de ser mais conservador nas despesas ou se a expansão dentro desse cenário é mais viável, estabelecendo um objetivo financeiro realista para essa campanha de marketing.

Entendendo o cenário, é preciso determinar quem é o seu público. A especialidade praticada pelo médico já é um bom indicador da persona – a “identidade” – dos potenciais clientes, mas um planejamento de marketing bem feito é capaz de filtrar ainda melhor esse dado. Com ele, é possível pensar em uma campanha muito mais direcionada e precisa. Ou seja, com uma probabilidade de conversão de potenciais clientes em clientes de fato muito maior.

Definida a persona dos clientes, é hora de utilizar os canais de comunicação para estabelecer um marketing de relacionamento com eles. Hoje, as ferramentas mais sofisticadas para isso são as redes sociais que, além de tudo, oferecem ferramentas que já miram diretamente a persona definida pelo planejamento de marketing.

No entanto, ferramentas como e-mail marketing, considerada por muitos leigos como obsoleta, não pode ser subestimada: ainda é uma das melhores maneiras de se comunicar diretamente com seus potenciais clientes e criar uma relação de confiança com eles, demonstrando domínio sobre a comunicação de informações do seu campo de especialidade. É essa comunicação que irá estimular seu potencial cliente a procurar sua Clínica ou Consultório, o que em Marketing é chamado de “nutrição de leads”.

Por último, a campanha de marketing, uma vez estabelecida, não é abandonada aos cuidados do médico. Ao contrário, é essencial para a consultoria ficar de olho nos resultados, planejando os próximos passos conforme eles rendem frutos, ou então realizar adaptações caso as estratégias não atinjam as metas iniciais propostas.

O Marketing médico é tão importante para sua Clínica ou Consultório enquanto empresa quanto a própria prática médica. Entre em contato com a MC Consultoria e saiba como nossos especialistas podem criar a campanha de marketing ideal para sua empresa, sempre de forma ética e correta.