
02 ago Gestão financeira para dentista
Clínicas odontológicas também são empresas, e necessitam de atenção específica em sua gestão e administração. Em particular, ao setor de contabilidade, responsável pela saúde financeira dos dentistas.
Por isso, pensar em um processo mais sofisticado é importante para pôr de maneira adequada todas as práticas que são essenciais, evitando prejuízos e mantendo a estabilidade financeira e esclarecendo todas as possibilidades de investimento.
Esse é o trabalho da MC Consultoria. Nossos especialistas têm profundo conhecimento do setor médico, incluindo o odontológico, e estão prontos para instruir e orientar sobre os meandros técnicos da gestão financeira de Clínicas e Consultórios odontológicos. Afinal, sabemos que nem todo dentista possui o know-how específico para gerenciar um negócio, mas acreditamos firmemente que isso não deve impedir o dentista de possuir o seu.
O primeiro foco do trabalho financeiro deve ser, claro, a atenção à contabilidade. Mais especificamente, à legislação. Isso porque o setor médico possui uma série de regulamentações específicas, e observar essa legislação é o primeiro passo para evitar qualquer surpresa indesejada na gestão e administração do seu negócio.
Dessa forma, junto com seu contador, o dentista irá desenhar o seu planejamento tributário, incluindo aí a forma de atuação no mercado: como pessoa autônoma ou jurídica. Desse modo, a contabilidade permite acompanhar a atividade comercial e realizar a gestão de forma satisfatória, sendo possível economizar despesas com tributações e aumentar o lucro com a otimização dos gastos operacionais.
Tendo o planejamento tributário, teremos também uma visão estratégica melhor esclarecida do negócio. É possível, assim, saber com clareza sempre as movimentações realizadas e ter perspectiva realista sobre a situação e as possibilidades da sua Clínica ou Consultório, o que proporciona maior proteção contra imprevistos ou mudanças repentinas de legislação. Percebam que esses conhecimentos se complementam e colaboram um com o outro!
Outra ação importante é diferenciar as finanças pessoais das finanças da Clínica ou Consultório. Primeiro, pois tendo uma conta jurídica, por exemplo, facilita o reconhecimento de taxas e impostos vencidos, bem como pontos que precisam ser melhorados na gestão financeira. Segundo, pois evita problemas, confusões e má administração dos recursos da empresa quando misturados aos pessoais.
Por fim, é hora de pôr a mão na massa, e registrar com precisão todas as entradas e saídas. Isso tem o intuito de analisar todos os meses as contas do consultório. Isso torna possível prever e contornar limitações ou situações imprevistas e flutuantes, como uma diminuição no número de pacientes de um mês, ou um repentino aumento nos custos de insumos e recursos.
Dentista, gestão e administração da sua Clínica ou Consultório não tem segredo. Mas exige esforço, atenção e know-how. É isso que a MC Consultoria faz por você.
Entre em contato conosco e faça seu orçamento.