
29 set Gestão eficiente é o caminho para o crescimento da sua Clínica Médica
O mundo contemporâneo oferece uma série de facilidades de comunicação e acesso à informação que tornaram todos mais exigentes em relação àquilo que consomem. Isso inclui a busca por serviços médicos.
Por isso, para gerir um negócio de forma eficiente, o Médico, enquanto gestor e administrador, precisa estar atento a isso. Dessa forma, precisamos nos perguntar: O que significa a gestão eficiente de uma Clínica ou Consultório hoje?
A primeira dica é também um tanto óbvia, mas que precisa ser sempre lembrada: Estabeleça metas. E, ao estabelecer metas, estabeleça critérios e otimize ferramentas para avalia-los. Tendo objetivos, é também possível antecipar problemas eventuais e obter uma margem de manobra para problemas que podem surgir.
Curva de consultas, atendimentos diários, pacientes retornando, entre outros, são ótimos indicadores de como seu negócio está se comportando, e o que fazer para manter ou corrigir o rumo. Não há como antecipar crises e fazer correções de rumo se não forem estabelecidos metas e critérios para monitorá-las.
Ao se debruçar sobre seu caixa, é também preciso tomar outro cuidado: Nunca misture finanças pessoais com as finanças do negócio. Além de tornar mais difícil o acompanhamento das contas, isso pode se desdobrar em um real prejuízo para um ou ambos os fundos.
A segunda dica é nunca subestimar, de forma alguma, o poder de um bom marketing. E para entender esse poder, é preciso onde ele está aplicado. Redes sociais e presença digital são extremamente importantes, já que eles podem ser o primeiro ponto de contato entre seu potencial cliente e sua Clínica. Por isso, invista bem na criação de uma identidade visual atraente e uma presença positiva, envolvente e benéfica no ambiente digital.
Entretanto, a imagem da sua Clínica não está apenas atrelada a isso. A principal impressão que um paciente tem em sua jornada não está nas relações digitais, mas nas reais; ou seja, na maneira como é atendido in loco.
É imperativo estar atento a todos os detalhes com os quais seu paciente irá interagir na sua Clínica. Se o ambiente for estéril ou mesmo hostil; ou se sua equipe de atendimento não oferecer atenção da maneira mais satisfatório, esse paciente estará perdido para você.
Lembre-se do que dissemos no início: Os pacientes e colaboradores contemporâneos são mais exigentes e conscientes do que nunca. Portanto, cabe a você, gestor e administrador, criar um ambiente acolhedor, humanizado e estimulante, para que todos que frequentem sua Clínica, sejam eles pacientes ou colaboradores, se sintam bem de estar ali.
Mais do que somente um efeito psicológico, é uma das melhores maneiras de otimizar seu ambiente de trabalho.
Colaboradores felizes e motivados realizam um melhor trabalho e têm rotatividade menor. Da mesma forma, clientes satisfeitos não apenas retornam, como também divulgam seu trabalho para terceiros.
Essas são apenas algumas dicas de como gerir sua Clínica ou Consultório de maneira mais eficiente. Quer saber mais sobre esse assunto? Procure os especialistas.
A MC Consultoria tem anos de experiência em gestão e marketing médico. Entre em contato conosco e agende sua reunião.