Fluxo de Caixa para Dentistas

mc-consultoria_fluxo-de-caixa-dentista-17.08_blog

Fluxo de Caixa para Dentistas

Dentistas que estão abrindo agora suas Clínicas ou Consultórios e que talvez não tenham tanta experiência com administração financeira podem se debater com algumas coisas. É comum que as pessoas deem atenção aos custos mais pesados do seu local de trabalho, e deixem passar aquelas pequenas contas que são consideradas irrelevantes.

Entretanto, é aqui que mora o perigo: são esses pequenos valores que, quando somados no fim do mês, acabam revelando um prejuízo considerável. Ou seja, muitas Clínicas ou Consultórios sofrem com as finanças não por maus investimentos ou má administração, mas pelo escoamento que por vezes foge ao controle do fluxo de caixa.

Por isso, é bastante seguro dizer que o planejamento de fluxo de caixa de um Dentista tem muito mais a ver com um controle rigoroso do que com ideias inovadoras ou ferramentas complexas. Trata-se na verdade de ser detalhista e objetivo, obtendo o máximo de informação sobre o cotidiano financeiro da sua empresa – desde as grandes até as pequenas coisas.

Esse é o primeiro passo no seu planejamento do fluxo de caixa: rigor no controle. Entradas e saídas devem ser registradas, independentemente do valor. Desde os pequenos insumos relacionadas à circulação de pessoas dentro da sua Clínica ou Consultório até aos valores dos quais ela depende, como água, luz, comunicações, folha de pagamento.

Para que esse rigor seja eficiente, é preciso também abordar esses valores em detalhes. Novamente: quanto mais informação e mais precisa ela for, melhor. A divergência no lançamento de notas pode provocar interpretações equivocadas, principalmente quando essas interpretações não estão devidamente alinhadas como seus colaboradores. Portanto, organize seu registro e discrimine as suas informações financeiras tanto quanto for possível.

Com essas informações e controle do seu fluxo de caixa, é possível fazer um planejamento de investimentos. Mas, para evitar outras armadilhas, fica aqui outra dica: seja realista. O ideal é que o crescimento da sua Clínica ou Consultório seja orgânico, ou seja, aquele que é permitido pela projeção do seu fluxo de caixa. Isso significa levar em consideração recursos factíveis e presentes tanto quanto mirando metas saudáveis para a estrutura da Clínica ou Consultório.

Essas são apenas algumas dicas para você, Dentista. Quer saber mais sobre como organizar seu fluxo de caixa?

Entre em contato com os especialistas da MC Consultoria. Com anos de experiência no setor médico, a maior consultoria médica especializada do Brasil sabe como analisar seu caixa e propor o melhor modelo de organização.