
28 fev Finanças Pessoais para Médicos
Uma das tendências de qualquer empresário que abre seu próprio negócio ou vive como autônomo é misturar entradas e vencimentos profissionais e pessoais. Isso é um erro. A boa administração financeira trabalha não apenas com a matemática, mas também com a lógica: quando se tira de um lugar e põe em outro, necessariamente vai faltar de algum lugar.
E no caso dos médicos, que muitas vezes administram suas próprias Clínicas ou Consultórios ou são profissionais autônomos, a sazonalidade e a flutuação das entradas de renda são variáveis que precisam ser seriamente levadas em consideração no momento de administrar as finanças.
Por isso, planejamento é essencial. Criar uma reserva para os dias difíceis garante o padrão de vida e o conforto do trabalho, assim como também permite que os retornos sobre os investimentos protejam as finanças, não deixando que tudo dependa de uma única frente. Administrar as finanças exige consciência de onde esse dinheiro vem e para onde ele deve ir; e quando se confunde finanças pessoais com profissionais, isso pode gerar problemas.
A MC Consultoria oferece orientação para o médico equilibrar suas finanças e garantir que seus investimentos não se percam em taxas e juros desnecessários, nem em gastos que passam despercebidos. Entendendo seu próprio orçamento, é possível melhorar a relação entre receitas e despesas, sem comprometer projetos pessoais e familiares.
Entre os pilares da orientação de finanças pessoais oferecida pela nossa empresa, destacam-se:
- Orçamento Pessoal: ajudamos a organizar as contas e distinguir com clareza as esferas pessoal e profissional das suas finanças. Com isso, é possível designar com mais calma e precisão os recursos que serão usados para projetos pessoais e lazer e quais são os investimentos dirigidos à profissão;
- Tributação no Imposto de Renda de Pessoa Física: quanto melhor o médico entender qual é a sua posição frente ao Imposto de Renda, menos dinheiro ele irá gastar com taxas e multas desnecessárias. Isso significa economia tanto para a esfera pessoal e profissional, por isso, é essencial entender ao menos superficialmente como isso funciona;
- Aposentadoria e Previdência Privada: um ponto delicado e que exige um planejamento arguto no caso de profissionais autônomos. Isso exige entender como seus rendimentos se reverterão no benefício depois da aposentadoria. No caso da previdência privada, é preciso entender se a empresa atende às necessidades do seu perfil. Apesar de complexa, é uma compreensão necessária;
- Planejamento de Investimentos: pensando em que momento reinvestir seus recursos você pode torná-los mais eficientes e rentáveis;
- Seguros: eles garantem a tranquilidade da sua família, mas também devem proteger sua capacidade de gerar renda. Alocar seguros adequados para sua realidade é importantíssimo para sua saúde financeira.
Organizar suas finanças é organizar sua vida. Entre em contato com a MC Consultoria e agende sua reunião para saber como podemos ajudá-lo a planejar e distinguir suas finanças pessoais e profissionais.