Finanças pessoais para médicos

facebook

Finanças pessoais para médicos

Para muitos Médicos, cuidar das suas finanças pessoais não é mais do que pensar em como administrar o seu próprio salário. É claro que é um dinheiro tão digno quanto qualquer outro, mas a realidade é que é muito fácil administrar suas próprias finanças quando elas dependem apenas do recebimento. Para os Médicos que trabalham como autônomos, ou possuem sua própria Clínica ou Consultório, a administração financeira é um pouco mais complicada.

O primeiro fator a ser levado em consideração é a separação clara entre as finanças pessoais e as finanças profissionais. Pode parecer algo frívolo de se dizer, mas é uma tendência psicológica humana: Temos uma séria dificuldade em categorizar e distinguir recursos. O mais fácil é sempre considerarmos que o que pode ser usado deve ser usado.

E nisso acabamos esgotando reservas de um lado, e tentando compensar com recursos do outro. Lembre-se: O dinheiro pessoal é para ser gasto. O dinheiro profissional é para ser investido. Confundir esses recursos pode prejudicar tanto sua vida pessoal quanto a saúde financeira da Clínica.

Falando sobre finanças pessoais, outros fatores também servem como estímulo para separar as finanças particulares das profissionais. Entre as principais delas estão a aposentadoria e seguros. Como profissional autônomo ou proprietário de Clínica, todo o processo de previdência privada se torna independente. E, para garantir que o momento de recolher seus direitos após o período de contribuição, é preciso organizar as finanças desde o início.

No caso dos seguros, é preciso também lembrar que o Médico pertence a uma categoria profissional bastante particular, que possui um grupo de normas e regulamentos específicos para a profissão. Logicamente, isso também implica em uma seguridade que observa as características e vicissitudes da prática médica, com valores distintos que precisam ser observados constantemente no planejamento financeiro do Médico como autônomo, ou da sua Clínica/Consultório.

Por fim, há também o planejamento financeiro que envolve a tributação de imposto de renda de pessoa física. Voltamos ao primeiro tópico: Suas finanças pessoais devem sempre ser distinguidas das finanças profissionais, e o cálculo de imposto de renda deve ser um ótimo incentivo para você e sua profissão manterem esse tipo de organização.

Claro, tudo isso pode dar muito trabalho. Afinal, não cansamos de frisar, o trabalho de Médico, embora recompensador, pode ser bastante extenuante, e nem sempre existe a disposição de cuidar da parte financeira com tanto empenho. Por isso, você pode precisar de ajuda profissional.

A MC Consultoria tem anos de experiência no campo de orientação e planejamento financeiro para os profissionais do mercado de saúde. Precisa de ajuda para organizar seu dinheiro pessoal e profissional? Entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar.