Conquistar novos clientes ou fidelizar os atuais? O que me traz mais retorno?

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Conquistar novos clientes ou fidelizar os atuais? O que me traz mais retorno?

É comum vermos empresas concentrando toda a sua energia na aquisição de novos clientes e colocando pouquíssimos esforços na manutenção dos clientes atuais. 

 

Trata-se de um erro grave, pois a fidelização de clientes é importante para a saúde financeira da empresa, uma vez que o custo para fidelizar um cliente é cerca de sete vezes menor do que o custo para conquistar um novo.

 

Além disso, por conta da confiança estabelecida entre cliente e empresa, o cliente fidelizado pode consumir outros produtos e serviços, e ainda indicar a marca para amigos e familiares, o famoso marketing “boca a boca”. 

 

No entanto, atrair clientes novos é fundamental para que o negócio cresça e mantenha-se no mercado. O mercado e o comportamento do consumidor estão constantemente sendo alterados e as empresas precisam acompanhar e adaptar-se às mudanças. 

 

Portanto, o ideal é buscar o equilíbrio entre estratégias para atrair novos clientes e práticas de fidelização. Relacione-se com os seus clientes, conheça as suas dores, hábitos, necessidades e preferências. Isso possibilita uma comunicação mais eficiente e aumenta as chances de sucesso.

 

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