
19 fev A ponta de lança – A importância de treinar e capacitar sua equipe
Ter o seu próprio espaço, sua própria Clínica ou Consultório, é o sonho de muitos profissionais médicos. Um local que reflita suas qualidades e seus valores, que seja seguro e onde o médico pode ter a certeza de que se tornará uma referência no campo de exercício. No entanto, a manutenção e sucesso de uma Clínica ou Consultório não depende apenas do esforço e da boa vontade do médico.
Ele também depende da organização e da qualidade dos seus colaboradores. Uma Clínica ou Consultório não é diferente de qualquer empresa: ela precisa de diversos profissionais. Entre eles, de atendimento. E para que sua empresa prospere, ela precisa que sua equipe de atendimento seja não apenas bem treinada e capacitada, como também esteja alinhada com as qualidades e valores que o médico propõe para sua Clínica.
Seu atendimento é a porta de entrada e de saída da sua empresa. Pelo secretariado, passam diretamente todas as atividades com pacientes, fornecedores e mesmo colegas profissionais de saúde. Lidar com todo o espectro de tarefas burocráticas da Clínica faz com que o médico tenha a liberdade e a tranquilidade para observar outras tarefas do cotidiano, incluindo executar seu trabalho com a atenção e qualidade que são a marca da sua empresa.
Por isso, o médico deve manter sempre em mente que os custos de treinamento e capacitação do seu secretariado e atendimento não são um gasto – são um investimento, e um que pode ser a diferença em relação à sua concorrência. E a MC Consultoria tem o know how necessário para tornar a sua equipe em uma engrenagem funcional e perfeitamente alinhada com o sucesso da sua Clínica.
Entre os serviços que podemos prestar para sua empresa estão:
– Aumentar a capacidade de resolução de problemas
Lidar com pessoas inevitavelmente significa lidar com situações de conflito, principalmente quando se trata de pessoas enfermas, cujas dores já implicam em medos e uma falta de paciência para lidar com coisas como burocracia, documentação, agendamento de exames, etc. Por isso, o atendimento deve estar preparado para agir com calma, inteligência e rapidez. Uma postura prestativa e pró-ativa é essencial para lidar com perfil dos pacientes, fornecedores, médicos e outros agentes interativos da clínica.
– Estabelecer um padrão de atendimento na clínica
O primeiro passo para estabelecer uma boa equipe de atendimento é a padronização. Isso começa desde a contratação, onde é preciso analisar com a maior precisão possível se o futuro colaborador realmente tem o perfil da empresa. Se ele não compartilha dos valores e qualidades da Clínica, nenhum treinamento poderá adequá-lo ao padrão da empresa.
Fora isso, a própria empresa também precisa apresentar ao seu colaborador uma organização prévia e clareza na exigência das suas funções. Exatamente por isso, é preciso que exista uma padronização nos processos e atividades dentro da Clínica, para que o secretariado sempre saiba como proceder em qualquer situação que se apresente.
– Busca incessante por eficiência no atendimento
E se você já possui sua equipe de atendimento, a MC Consultoria também oferece capacitação na busca por uma maior eficiência das atividades dos seus colaboradores. Uma das primeiras tarefas da consultoria é encontrar os pontos fortes e fracos desse time, valorizando e exaltando os fortes e buscando encontrar soluções para os fracos.
Entre os pontos fracos, motivos pelos quais sua equipe pode não estar agindo com toda a eficiência possível, encontram-se:
• Alta rotatividade de equipe;
• Congestionamento de ligações;
• Alto nível de stress dos funcionários;
• Baixa taxa de satisfação do paciente.
Para todos eles, existe solução. E a MC Consultoria é especialista em soluções para Clínicas e Consultórios. Estamos preparados para oferecer toda a orientação e know how que sua equipe precisa para garantir a satisfação dos seus colaboradores e pacientes, assim como o sucesso da sua empresa. Entre em contato conosco e agende sua reunião.