
18 maio A hora certa para se desvincular
O mercado médico contemporâneo certamente oferece uma série de possibilidades aos Médicos para pensarem e desenvolverem um planejamento estratégico e financeiro para os seus negócios. Seja nas escolhas oferecidas aos seus pacientes e clientes ou nos acordos fechados com operadoras de saúde, são muitos os caminhos que o Médico pode optar no momento de desenhar o que é mais vantajoso para todos.
Por esses motivos, hoje, muitos Médicos avaliam que não é completamente vantajoso estarem ligados à convênios, o que leva um grande número deles a se descredenciarem para atender seus pacientes em regimes particulares ou através do sistema de reembolso. Entre essas principais razões, a maior delas talvez seja justamente o fato de consideram que convênios, hoje, estejam pagando pouco em relação ao trabalho realizado.
Toda crítica, claro, é válida e justa quando bem fundamentada. O Médico tem todo o direito de buscar os acordos mais vantajosos para o seu negócio, afinal, é preciso dinheiro para sustentar uma Clínica ou Consultório, e o momento econômico que vivemos é complexo, exigindo muita atenção e planejamento de todos. Entretanto, é preciso observar a situação de forma global, contemplando todas as partes. Em particular, a dos pacientes.
A pandemia fez com que muitas pessoas entrassem em uma situação econômica complicada. Isso faz com que muitos busquem opções que estejam de acordo com suas possibilidades financeiras, sem abrir mão da cobertura médica que todos precisamos. Isso inclui, claro, sempre busca o desconto em consultas e tratamentos que muitos convênios oferecem, no lugar de buscarem atendimentos particulares.
Por isso, o Médico deve se questionar: Agora que as pessoas na geral passam por uma contenção financeira, será o melhor momento para se descredenciar dos convênios e parar de atender através dele? Isso exclui a possibilidade de ter o seu serviço escolhido através desse meio. E no lugar de receber menos por ele, o Médico acaba não recebendo nada.
Negócios e empresas devem ser administrados de forma racional, e a lógica nesse momento inclui a possibilidade de garantir uma receita com valores menores, mas tendo pacientes para atender – e eventualmente converter parte desses pacientes em outros tratamentos, por exemplo. Pode não ser o cenário ideal, mas é viável para Médicos e, principalmente, para os pacientes.
A MC Consultoria, especialista em planejamento financeiro e estratégico, tem a expertise para ajudar o Médico a fazer a melhor escolha para o seu negócio. Entre em contato conosco e saiba mais.