Implicações de atuar como pessoa física ou pessoa jurídica

mc-consultoria_implicacaes-de-atuar-como-pessoa-fisica-ou-pessoa-juridica-22.11_facebook

Implicações de atuar como pessoa física ou pessoa jurídica

Médico(a), atuar como Pessoa Física ou como Pessoa Jurídica? Você sabe o que é melhor para o seu caso? Vamos te ajudar a entender. Quando falamos em Pessoa Física estamos nos referindo a todos nós. Todos possuímos CPF (Cadastro de Pessoa Física) e somos Pessoa Física.

 

Já o termo Pessoa Jurídica refere-se a uma empresa, composta por uma ou mais Pessoas Físicas. Na prática, a principal diferença entre trabalhar como pessoa física ou jurídica é a tributação. Isso porque os valores dos tributos variam de acordo com a atuação. 

 

O profissional que atua como Pessoa Física deve pagar, além das suas despesas comuns, o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Já a atuação como Pessoa Jurídica implica no pagamento de uma série de outros tributos, tais como:

 

  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Imposto Municipal cobrado pelas prefeituras (ISS);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Contribuição para o Seguro Social (INSS).

 

Além disso, há ainda diferenças na forma de tributar. Para decidir o melhor tipo de atuação, é necessário analisar o próprio rendimento. Fazendo uma boa gestão financeira e considerando todos os tributos, é possível perceber o que vale mais a pena: atuar como Pessoa Física ou Jurídica.

 

A MC Consultoria possui anos de experiência no setor médico, conheça as nossas soluções! Entre em contato e converse com um de nossos especialistas.